Realizou-se no passado dia 27 de junho de 2018, no auditório do Edifício SOLAR XXI do LNEG, a palestra sobre “O que são competências “Verdes”? – O perfil do formador em competências “Verdes” na indústria da construção em Portugal”, que pretendeu fazer um breve resumo do projeto europeu BuS.Trainers, já no segundo ano de realização.
Com a participação das oradoras Ana Paula Duarte (LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia) e Maria João Ramalheiro (CENFIC – Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Sul), representantes das entidades do consócio português do projeto BUS.Trainers, foi possível acompanhar a descrição das etapas desenvolvidas na conceção e execução do projeto, assim como os principais resultados obtidos na elaboração do perfil do formador em competências “Verdes” em Portugal.
Com a participação na palestra de profissionais e formadores que exercem atividade formativa na indústria da construção civil, foi possível informar e esclarecer sobre as questões-desafio lançadas pelo projeto BuS.Trainers, abrangendo a integração das temáticas da Eficiência Energética e Fontes de Energia Renováveis.
Por último, mas não menos importante, foi apresentada e sistematizada a importância do envolvimento dos stakeholders como Membros da Aliança no sentido de contribuir para a disseminação, impacte final e implementação efetiva do projeto.
O projeto BuS.Trainers (Building up green Skills for Trainers from the Construction Industry) é financiado pelo programa ERASMUS+, sendo a parceria composta por 11 parceiros de cinco países da União Europeia (Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Malta) e a coordenação assegurada pela Fundación Laboral de la Construcción (Espanha).