Fases

Para atingir os seus objetivos, o projeto BUS TRAINERS está organizado em nove fases que estabelecem a apresentação dos diferentes resultados, para além das tarefas transversais relacionadas com o planeamento, gestão e divulgação.

Para além disso, uma componente chave para a conclusão deste projeto é a criação de uma plataforma colaborativa para os stakeholders que aderem à iniciativa e fornecem experiência, com vista à partilha de conhecimentos.

Os onze parceiros do consórcio participam em todas as etapas do projeto BuS.Trainers e têm o compromisso de contribuir com os seus conhecimentos e competências para alcançar o sucesso desta iniciativa. Os resultados finais que se pretendem atingir serão os seguintes:

1 O perfil do formador que exerce atividade formativa na indústria da construção civil nas temáticas de Eficiência Energética e Sistemas de Energias Renováveis. Nesta fase, desenvolvem-se uma série de atividades com o objetivo de identificar as lacunas em competências “verdes” dos formadores responsáveis pela formação no setor da construção. Na sequência da realização de uma análise documental para conhecer o status quo dos países que participam no projeto e de uma análise experimental de acordo com a metodologia do EQF para avaliação de conhecimento, aptidões e competências terá como resultado um Relatório sobre as lacunas em competências “verdes” e um Mapa das competências.

A coordenação desta primeira fase é realizada pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e decorre entre novembro de 2016 e março de 2017.
Ambos os documentos estarão disponíveis em inglês, espanhol, italiano, português e grego.

2 A segunda fase diz respeito à nova Qualificação Bus.Trainers para a indústria da construção, após a conceção dos conteúdos e da estrutura, de acordo com a avaliação dos principais indicadores de desempenho (KPI), que estará disponível em inglês, espanhol, italiano, português e grego. Para além disso, será publicado um outro documento com a tabela do conjunto de indicadores de desempenho, que será em inglês.

O período de trabalho respeitante a esta fase é entre abril de 2017 e agosto de 2018.
A coordenação grega do Centre for Renewable Energy Sources and Saving (CRES).

3 A terceira fase do projeto é a compilação dos resultados de aprendizagem sobre competências em eficiência energética e sistemas de energias renováveis, uma série de compilações de textos e recursos interativos, em inglês, espanhol, italiano, português e grego, proporcionados após uma análise metodológica e o desenvolvimento dos resultados de aprendizagem e modelos e dos objetivos de formação.

Esta fase é coordenada pelo Ente per la Formazione e l’addestramento professional nell’edilizia (FORMEDIL) e irá decorrer desde setembro de 2017 a fevereiro de 2018.
Os resultados estarão disponíveis em inglês, espanhol, italiano, português e grego.

4 O resultado da quarta fase é fundamental e crucial para o projeto, porque é nesta fase que se desenvolve o Sistema de Qualificação do Bus.Trainers, uma plataforma de formação online aberta, para a formação de formadores e para a avaliação do conhecimento, apoiada pelo sistema de acreditação europeu, que estará disponível para uso em computadores pessoais e também através de um aplicativo para Android e IOS.

O parceiro responsável pela implementação desta fase é o Instituto de Robótica y Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (IRTIC) da Universidade de Valência e irá decorrer entre março a outubro de 2018.

5 A fim de aumentar a qualidade do programa de formação de formadores sobre competências em eficiência energética e sistemas de energias renováveis, será implementada a ativação de mecanismos que promovam a excelência da qualificação e a participação de formadores nesta formação. Essa articulação será feita através de um Memorando de Entendimento (MoU) e uma descrição do Sistema de Acreditação BuS.Trainers. Haverá também um procedimento de reconhecimento que proporcionará aos candidatos créditos ECVET, incorporados no rótulo "competências em eficiência energética e sistemas de energias renováveis” na ferramenta Europass.

Malta Intelligent Energy Management Agency (MIEMA) coordena esta fase do projeto, que vai de novembro de 2018 a abril de 2019.

6 Finalmente passar-se-á à fase de Validação de especialistas e aos testes piloto antes de se iniciar a qualificação. Grupos de especialistas em Educação e Formação Profissional (EFP), qualificações e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em cada país que participa no projeto Bus.Trainers validarão a plataforma e os seus conteúdos. Da mesma forma, cerca de uma centena de formadores participarão na formação.

O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Sul (CENFIC) é o coordenador desta fase do projeto, que terá lugar entre maio e outubro de 2019.

Ao longo do projeto (dezembro de 2016 a novembro de 2019), a Confederación Nacional de la Construcción (CNC) e a Associazone Nazionale de Costruttori Edili (Ance), a Small Enterprises’ Institute of the Hellenic Confederation of Professionals, Craftsmen and Merchants (IME GSEVEE) e Gozo Business Chamber (GBC), liderará a adesão de stakeholders ao projeto, um apoio necessário e fundamental para o envolvimento e a consciencialização dos stakeholders interessados nos temas abordadas nesta iniciativa, através da aplicação do Memorando de Entendimento.

Nesta ação do projeto serão realizados cinco seminários de apoio (um em cada país - Espanha, Portugal, Itália, Grécia e Malta), ao longo do período de realização do projeto, contando com cerca de 15 a 30 participantes. Intervêm ainda os Grupos Nacionais Consultivos (GNC), compostos entre cinco a dez membros, especializados em diferentes áreas: instituições e autoridades públicas, agentes sociais, associações profissionais, instituições de Educação e Formação Profissional (EFP), organizações intermediárias, entre outras.