Para atingir os seus objetivos, o projeto BUS TRAINERS está organizado em nove fases que estabelecem a apresentação dos diferentes resultados, para além das tarefas transversais relacionadas com o planeamento, gestão e divulgação.
Para além disso, uma componente chave para a conclusão deste projeto é a criação de uma plataforma colaborativa para os stakeholders que aderem à iniciativa e fornecem experiência, com vista à partilha de conhecimentos.
Os onze parceiros do consórcio participam em todas as etapas do projeto BuS.Trainers e têm o compromisso de contribuir com os seus conhecimentos e competências para alcançar o sucesso desta iniciativa. Os resultados finais que se pretendem atingir serão os seguintes:
A coordenação desta primeira fase é realizada pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e decorre entre novembro de 2016 e março de 2017.
Ambos os documentos estarão disponíveis em inglês, espanhol, italiano, português e grego.
O período de trabalho respeitante a esta fase é entre abril de 2017 e agosto de 2018.
A coordenação grega do Centre for Renewable Energy Sources and Saving (CRES).
Esta fase é coordenada pelo Ente per la Formazione e l’addestramento professional nell’edilizia (FORMEDIL) e irá decorrer desde setembro de 2017 a fevereiro de 2018.
Os resultados estarão disponíveis em inglês, espanhol, italiano, português e grego.
O parceiro responsável pela implementação desta fase é o Instituto de Robótica y Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (IRTIC) da Universidade de Valência e irá decorrer entre março a outubro de 2018.
Malta Intelligent Energy Management Agency (MIEMA) coordena esta fase do projeto, que vai de novembro de 2018 a abril de 2019.
O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Sul (CENFIC) é o coordenador desta fase do projeto, que terá lugar entre maio e outubro de 2019.
Ao longo do projeto (dezembro de 2016 a novembro de 2019), a Confederación Nacional de la Construcción (CNC) e a Associazone Nazionale de Costruttori Edili (Ance), a Small Enterprises’ Institute of the Hellenic Confederation of Professionals, Craftsmen and Merchants (IME GSEVEE) e Gozo Business Chamber (GBC), liderará a adesão de stakeholders ao projeto, um apoio necessário e fundamental para o envolvimento e a consciencialização dos stakeholders interessados nos temas abordadas nesta iniciativa, através da aplicação do Memorando de Entendimento.
Nesta ação do projeto serão realizados cinco seminários de apoio (um em cada país - Espanha, Portugal, Itália, Grécia e Malta), ao longo do período de realização do projeto, contando com cerca de 15 a 30 participantes. Intervêm ainda os Grupos Nacionais Consultivos (GNC), compostos entre cinco a dez membros, especializados em diferentes áreas: instituições e autoridades públicas, agentes sociais, associações profissionais, instituições de Educação e Formação Profissional (EFP), organizações intermediárias, entre outras.