Erasmus+ é o programa da UE de apoio à Educação, formação, juventude e desporto na Europa
O Erasmus+ é um programa único que busca impulsionar perspetivas de emprego e desenvolvimento pessoal, para além de ajudar os nossos sistemas de educação, formação e juventude a oferecer um ensino e aprendizagem que dotem as pessoas com as aptidões necessárias para o mercado de trabalho e para a sociedade atual e futura.
O seu orçamento de 14.700 milhões de euros oferece oportunidades de estudo, aquisição de experiência e voluntariado para mais de 4 milhões de europeus. A Comissão Europeia é responsável pelas políticas Erasmus + e supervisiona a implementação global do programa.
O Erasmus+ no campo da Educação e Formação oferece oportunidades em todos os setores educacionais: Educação Superior, Formação Profissional, Educação Escolar e Educação de Adultos, com os seguintes objetivos:
- Melhorar o nível de aptidões e competências básicas, tendo em conta a sua relevância no mercado de trabalho e a sua contribuição para a coesão da sociedade, aumentando as oportunidades de mobilidade por motivos de aprendizagem e reforçando a cooperação entre o mundo da educação e da formação e o mundo do trabalho.
- Promover melhorias na qualidade, na excelência em inovação e na internacionalização das instituições de educação e formação, em particular através do reforço da cooperação transnacional.
- Melhorar o ensino e a aprendizagem das línguas e promover a ampla diversidade linguística da União Europeia e a consciência intercultural.
- Promover o surgimento e a sensibilização de um espaço europeu de aprendizagem ao longo da vida, concebido para apoiar as reformas das políticas nacionais e a modernização dos sistemas de educação e formação, nomeadamente, promovendo a cooperação política e uma melhor utilização das ferramentas de transparência e do reconhecimento da UE e da divulgação de boas práticas.
- Aumentar a dimensão internacional da educação e da formação, nomeadamente através da cooperação entre o programa e as instituições dos países parceiros no domínio da Formação Profissional e do Ensino Superior, aumentando a atratividade das instituições europeias e apoiando ações fora da União Europeia.
O Programa envolve três “Ações-chave” nas áreas de Educação, Formação Profissional e Formação e Juventude e duas ações adicionais:
- Ação-chave 1, para promover e apoiar a mobilidade de estudantes e formadores por motivos de aprendizagem.
- Ação-chave 2, para a cooperação em inovação e o intercâmbio de boas práticas.
- Ação-chave 3, para estimular o desenvolvimento de políticas inovadoras, o diálogo e a implementação de políticas e o intercâmbio de conhecimentos.
- Jean Monet, para promover a excelência em ensino e na investigação.
- Desporto, para apoiar alianças europeias no desporto e promover a boa governança, a dupla carreira de atletas e igualdade de oportunidades.
Alianças de Competências Setoriais
Dentro da Ação-chave 2, o programa ERASMUS estabelece diferentes linhas de ação:
- Parcerias Estratégicas no domínio da Educação e Formação Profissional.
- Alianças para o Conhecimento, entre a Educação Superior e empresas.
- Alianças de Competências Setoriais.
- Capacitação no âmbito do Ensino Superior.
O projeto BuS.Trainers faz parte da Ação-chave 2, Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas, Alianças de Competências Setoriais.
As Alianças de Competências Setoriais são projetos transnacionais baseados nas tendências observadas num setor económico específico e nas competências necessárias para desempenhar a sua função em um ou mais campos profissionais. As Alianças de Competências Setoriais trabalham para projetar e produzir programas conjuntos de Formação e Formação Profissional, bem como metodologias de ensino e formação, em cooperação entre instituições educacionais e o mundo dos negócios.
Centram-se especialmente na aprendizagem baseada no trabalho e em proporcionar aos aprendizes as competências exigidas pelo mercado de trabalho. Também põem em prática os instrumentos de reconhecimento de toda a UE, como EQF, ECVET e EQAVET.
As ações apoiadas por esta Ação-chave têm efeitos positivos e duradouros sobre as organizações participantes, sobre os sistemas políticos que os enquadram e sobre as pessoas envolvidas direta ou indiretamente nas atividades organizadas. Em geral, contribuem para melhorar as oportunidades de emprego e as competências pessoais e, desta forma, aumentar a competitividade da economia europeia.
Mais informação: Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.