Prevista para o segundo semestre de 2019 o lançamento da qualificação “Eco-Formador” para a indústria da construção

O consórcio europeu do projeto Bus.Trainers delineou uma nova qualificação profissional especializada em eficiência energética e gestão de sistemas de energias renováveis, com vista ao seu reconhecimento na União Europeia.

Os onze parceiros procedentes de Espanha, Grécia, Itália, Malta e Portugal acabam de finalizar a qualificação “Eco-Formador”, desenvolvida no âmbito do projeto europeu Bus.Trainers e dirigida aos formadores do Ensino e Formação Profissional (EFP) do sector da construção. Trata-se de um perfil de formação com competências específicas em eficiência energética (EE) e gestão de sistemas de energias renováveis (SER), baseada em ferramentas inovadoras para formadores que pretendem incrementar a competitividade no sector a partir da sua experiência e conhecimentos junto dos atuais e futuros trabalhadores do setor.

O formador é uma figura central para consciencializar os alunos sobre os problemas ambientais relacionados com as atividades da construção. Assim foi estabelecido pela iniciativa Build Up Skills, no âmbito do horizonte energético 2020 da União Europeia e anos posteriores (2030, 2050).

O consórcio do projeto BuS.Trainers delineou a nova qualificação setorial de “Eco-formador na indústria da construção” a partir dos resultados do projeto Bus.Trainers, nomeadamente, o «Relatório sobre as Lacunas em Competências “Verdes” dos formadores de EFP na indústria da construção» e a elaboração do «Mapa Final das competências “Verdes” e Perímetro». Estes resultados, permitiram identificar, quer a carência formativa que os formadores enfrentam sobre este tema, como as competências pedagógicas, transversais e “Verdes”, requeridas para criar um mercado mais competitivo.

O desenvolvimento foi baseado num trabalho anterior do projeto que definiu “o perfil do formador da construção em relação às competências “Verdes””, no qual foram identificadas e analisadas as lacunas de competências dos formadores nos temas EE e SER na indústria da construção. A acreditação associada poderá ser obtida através de um curso de formação ou pelo reconhecimento da experiência do formador, que será lançada no segundo semestre de 2019.

Validação e reconhecimento, dentro do quadro europeu

Esta qualificação segue a metodologia do Quadro Europeu de Qualificações (European Qualification Framework – EQF) que é baseado na abordagem KSC (Knowledge-Skills-Competences) que fortalece o conhecimento, as aptidões e as competências, sendo compatível com o Sistema Europeu de Créditos do Ensino e Formação Profissional (European Credit system for Vocational Education and Training –ECVET).

Seguindo estas estruturas e diretrizes, os formadores que realizarem a qualificação “Eco-Formador” conseguem uma formação EQF de nível 6 correspondente aos conhecimentos adquiridos, com créditos reconhecidos pela UE (está prevista a introdução de nível 9 ECVET). Significa que os formadores obterão o reconhecimento e a validação das competências e conhecimentos adquiridos nesta qualificação profissional.

Assim, o programa de estudos é composto por 225 horas letivas, que serão desenvolvidas em sessões de formação mistas, (e-learning e presencial), teórica e prática, com o contacto e supervisão direta dos formadores, por meio de videoconferências, procedimentos de autoaprendizagem e de avaliação. Consta de oito módulos, composto cada um por uma série de unidades de aprendizagem: três unidades para os módulos 1 a 7, que abordam temas técnicos, e o último módulo (módulo 8), que se centra nas competências pedagógicas.

A estrutura do curso é a seguinte:

Esta qualificação ainda está pendente para revisão do avaliador externo, e foi finalizada e aprovada nos dias 12 e 13 de abril na última reunião realizada em Roma com os parceiros Bus.Trainer, tendo como anfitrião a Ente per la Formazione e l’addestramento professionale nell’edilizia (Formedil).

Galería de imágenes de la cuarta reunión de socios, e Infoday, en Roma
Já está disponível o folheto do Bus.Trainers
O Conselho da UE adopta um quadro europeu para a formação em aprendizagem de qualidade e eficácia