Artigo aceite na “10th annual International Conference on Education and New Learning Technologies – EDULEARN18”

Foi aceite na conferência EDULEARN18, realizada nos dias 2 a 4 de julho de 2018 em Palma de Maiorca, o artigo “Towards a trainer profile on green skills for Portugal: Bus.Trainers Project”, sobre os resultados Portugueses baseado no “Relatório sobre as Lacunas de Competências em Portugal”. Teve a coordenação do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e a participação do parceiro português Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Sul (Cenfic), assim como do coordenador do projeto, Fundación Laboral de la Construcción.

O artigo apresenta a estratégia e os resultados do projeto para Portugal referente à construção do perfil do formador em Competências “Verdes”, no contexto do projeto europeu BuS.Trainers. Inclui os resultados do inquérito online e das entrevistas semiestruturadas preenchidas por formadores do Ensino e Formação Profissional (EFP) e outros especialistas para identificação e definição das lacunas de competências “Verdes” existentes.

O projeto BuS.Trainers é coordenado pela Fundación Laboral de la Construcción e envolve cinco países europeus: Espanha, Grécia, Itália, Malta e Portugal. Este projeto europeu tem duração de 3 anos e iniciou-se em dezembro de 2016.

Em relação à conferência, após 10 anos, tornou-se um evento de referência para professores, investigadores, tecnólogos e profissionais do setor educacional onde os participantes apresentam os seus projetos e partilham os seus conhecimentos sobre metodologias de ensino e aprendizagem e inovação educacional. É considerada uma “plataforma ideal para networking estratégico internacional, assim como o melhor lugar para apresentar inovações e projetos sobre educação e tecnologia”.

Todas as contribuições aceitas são incluídas na Biblioteca Digital IATED, para fazer parte do banco de dados de projetos inovadores em Educação e Tecnologia e a ata desta edição, tal como nas edições anteriores, será enviada para ser avaliada para futura inclusão no ISI Conference Proceedings Citation Index. Além disso, para cada artigo publicado na ata da conferência será atribuído um número DOI (Digital Object Identifier) para fácil citação e indexação.

Palestra no LNEG sobre competências verdes e perfil do formador na indústria da construção
Já está disponível o folheto do Bus.Trainers